Qualidade

Certificações

A Quinta de Vilar estando ciente que opera num mercado cada vez mais exigente e competitivo, tem vindo a adoptar na sua organização procedimentos e normativas, que lhe permitam o reconhecimento das boas práticas instituídas e dos produtos que comercializa perante os seus clientes.

IFS Food

A Quinta de Vilar obteve a sua primeira certificação IFS Food em 2019 tendo sido renovada anualmente desde então. A IFS Food (International Featured Standards) é um referencial direcionado para a indústria agroalimentar que define normas para as organizações que pretendem diferenciar-se pela excelência na qualidade, segurança alimentar e satisfação dos seus clientes. Por se tratar de uma norma alimentar uniforme, permite uma garantia de qualidade consistente, proporcionando a confiança da cadeia de distribuição.

Global G.A.P

A certificação Global GAP implica o cumprimento de medidas a nível de gestão da exploração, saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, gestão de resíduos e poluentes, ambiente e conservação, gestão de reclamações, rastreabilidade, segregação, segurança e higiene alimentar. A certificação GlobalGAP garante a qualidade e segurança dos produtos; permitindo aceder aos mercados internos e de exportação mais exigentes; e melhorando a organização interna da exploração.

Produção Integrada

A produção integrada é um sistema agrícola de produção de produtos agrícolas e géneros alimentícios de qualidade, baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável.

Maçã Beira Alta

O uso da Indicação Geográfica Protegida “Maçã da Beira Alta – IGP ” encontra-se reservado aos produtos que obedeçam às características próprias de qualidade, classificação, calibre, tolerâncias, apresentação, que se distingue pelo sabor característico, com elevado teor de açúcar, consistência da polpa e coloração acentuada resultante das condições edafo – climáticas da respetiva região de produção, obedecendo ao disposto no anexo III, do Reg. (CEE) n.º 920 / 89, da Comissão, de 10 / 04 / 89, Jornal Oficial L 97 de 11/04/1989, pág. 19 – 39, qualquer que seja a variedade.

Denominação de Origem Protegida

Entende-se por DOP uma denominação que identifica um produto originário de uma determinada região, cuja qualidade ou características se devam essencial ou exclusivamente a um meio geográfico específico e cujas fases de produção tenham todas lugar na área geográfica delimitada. A Quinta de Vilar tem certificação DOP na maçã da variedade Bravo de Esmolfe, que é produzida precisamente na região de Esmolfe, Penalva do Castelo.