Inovação

AS NOSSAS PRÁTICAS

A Quinta de Vilar sempre se pautou por uma contínua e constante aplicação de técnicas e procedimentos de vanguarda.

Numa publicação da revista ‘Vida Rural’ de 1990, acerca de um encontro de cerca de 400 fruticultores que decorreu na Quinta de Vilar, pode ler-se que “Numa quinta que é considerada já um modelo, pelo avanço técnico que o seu proprietário (Eng. Cabral de Menezes) imprimiu às culturas que ali se efetuam, «foram mostrados aos fruticultores novo métodos e tecnologias de instalação e condução de pomares, nomeadamente a automatização de fertilizações com regas, bem como a plantação de um maior número de árvores por hectare» informou o Eng.º Cardoso Domingos, diretor dos Serviços de Extensão Rural da DRABL”.

Os pomares de macieiras foram sendo alvo de várias intervenções e renovações, sempre com o objetivo de potenciar a qualidade da maçã produzida, destacando-se a instalação de rega gota a gota e a construção de uma barragem com capacidade de 125.000 m3, minimizando o risco de escassez de água para rega em períodos críticos, como o que antecede a colheita no Verão.

Também as infraestruturas de conservação e comercialização foram acompanhando as mais avançadas tecnologias. Já na década de 70 a Quinta de Vilar dispunha de Câmaras de frio de Atmosfera Normal com capacidade para 450 toneladas. Nos anos 90 procedeu à instalação de Câmaras de frio de Atmosfera Normal, obtendo uma capacidade de 1.000 ton. Em 2014 duplicou a capacidade de conservação com a instalação de Câmaras de Atmosfera Controlada e construção de um novo armazém.

Posteriormente adquiriu uma calibradora de maçã de 16 canais de água, permitindo a escolha por qualidade da epiderme, intensidade da cor, peso e calibre, imprescindível para a comercialização face à exigência dos mercados atuais. A par deste investimento foi instalada uma nova linha de embalamento para maçã em saco e sistema de embalamento automatizado em tabuleiro: Fast Packing.

Mais recentemente procedeu a nova ampliação das instalações, aumentando a capacidade de conservação para 7.500 ton e instalação da 3ª linha de embalamento, equipamento de higienização de paloxes e máquina formadora de caixas.